segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DOCUMENTO DE APOIO ÀS ACTIVIDADES COLABORATIVAS COM AS ESTRUTURAS CURRICULARES DA ESCOLA.

A Biblioteca, para cumprir a sua Missão no seio da Escola, dispõe de um espaço, de uma colecção, de uma equipa e presta serviços à comunidade escolar de forma a contribuir para o processo educativo, participando no desenvolvimento curricular, promovendo uma aprendizagem activa, desenvolvendo competências ao nível da leitura, da informação e da investigação, incentivando a produção de materiais didácticos e educativos e integrando-se na dinâmica da comunidade.

A experiência que temos vindo a acumular revela-nos que a nossa actividade torna-se muito mais eficaz quando feito em articulação estreita com as demais estruturas curriculares da Escola. Por isso, este ano lectivo queremos alargar e aprofundar o trabalho colaborativo com os Departamentos, Grupos Disciplinares, Conselhos de Turma e demais estruturas que se queiram associar nas actividades, assim como com qualquer docente que, de forma individual ou em grupo, pretenda a colaboração da Equipa da BE no seu trabalho com os alunos.

Este ano lectivo, sem prejuízo das tarefas básicas inerentes a um serviço de biblioteca, queremos privilegiar duas áreas de intervenção:
1. Literacia da informação.

Podem ser incluídas todas as actividades que visam desenvolver as competências e atitudes que são mobilizadas nos trabalhos de pesquisa de informação (localizar, analisar, avaliar, interpretar e comunicar ideias).
Uma das componentes do trabalho normal da BE é a de proporcionar aos leitores apoio neste domínio (serviço de referência), através do qual procuramos fazer formação dos leitores nas diversas técnicas de pesquisa. O que se pretende é alargar esta formação à maior parte dos elementos da comunidade escolar de forma sistemática.
A nossa preferência, em termos curriculares, vai para a mobilização das componentes NAC no Ensino Básico e para os trabalhos de investigação no âmbito das disciplinas no Ensino Secundário, sem prejuízo de qualquer outra proposta que nos possam fazer. Tanto pode envolver o apoio a uma turma inteira como apenas a uma parte, na sala de aula ou na própria biblioteca, reservando o espaço e recursos, conforme a conveniência dos professores.
Envolver as TIC em todos os processos de forma a estimular o desenvolvimento de competências neste domínio (concursos de apresentações e filmes; apresentação de trabalhos escritos com um nível avançado; tratamento de imagem com nível criativo; publicação na WEB dos resultados).
Para apoio a esta área de intervenção, estamos a formular guias de apoio.

2. Promoção da leitura.

Actividades que permitam criarem condições que facilitem a leitura: colaboração na elaboração da lista de aquisições de acordo com estratégias de promoção da leitura para se poder oferecer títulos variados e atractivos; promover actividades integradas na componente lectiva normal das disciplinas.
Propostas de actividades a serem desenvolvidas em contexto de sala de aula, na própria biblioteca em colaboração ou em ambos: oficina de textos literários, sessões de debate, sessões de leitura silenciosa, criação de clube de leitores, feira do livro, semanas culturais, ciclos de cinema baseados em clássicos da literatura, elaboração de biografias ou de autobiografias, guias de Leitura "Ler por prazer”, encontro com autores contemporâneos, ou outras sugestões.
De salientar que a promoção da leitura não está reservada aos professores de português ou de línguas estrangeiras. Pode ser assumido por todos os grupos disciplinares, sem excepção.


Nota muito importante: todas as actividades desenvolvidas nos trabalhos colaborativos deverão ser objecto de planificação prévia e devidamente registados nos diversos documentos de planificação e registo (actas).

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Internet faz 40 anos




Net nasceu livre há 40 anos


A Internet faz hoje 40 anos mas há barreiras que ameaçam o seu crescimento.


por
Anick Jesdanun, Associated Press (Tradução de Aida Macedo)


Expresso


13:30 Quarta-feira, 2 de Set de 2009

A Internet faz 40 anos