terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ano Internacional da Astronomia 2009



Ano Internacional da Astronomia

2009

Iniciativa a nível mundial com fins pacíficos, visa promover o conhecimento da nossa origem cósmica, que é uma herança comum de toda a Humanidade.

A Astronomia é o resultado de colaborações científicas que ultrapassam todo o tipo de fronteiras, quer elas sejam geográficas, de género, de idade, cultura e raça em. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo paradigmático de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento de colaborações internacionais.

O objectivo é ajudar as pessoas a redescobrir o seu lugar no Universo através da observação astronómica diurna e nocturna.

Espera-se que a população em geral possa entender o impacto da Astronomia e das ciências fundamentais no seu dia-a-dia e, assim, compreender melhor como é que o conhecimento científico pode contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica.


Em Portugal, a Astronomia tem ocupado um lugar de destaque na divulgação da Ciência junto das escolas dos ensinos Básico e Secundário e do público em geral.

Tanto os observatórios astronómicos como os centros de investigação em Astronomia e Astrofísica têm, todos eles, programas destinados ao público.
Três planetários funcionam regularmente com assinalável sucesso junto do público geral e das escolas.

Além disso, são muitos os grupos de astrónomos amadores que asseguram uma presença de actividades de observação astronómica a nível nacional.
O sucesso de programas como a Astronomia no Verão (da responsabilidade do Ciência Viva), são disto um bom exemplo.


Adaptado de:

João Fernandes - Ano Internacional da Astronomia 2009: Informação para Escolas: Comissão Nacional para o Ano Internacional de Astronomia (disponível em PDF na Internet: http://www.astronomia2009.org/documentos/AIA_info_escolas_0809.pdf)

Sem comentários: