terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Charles Darwin: 200º centenário do nascimento


Com esta celebração pretendemos assinalar o impacto que as ideias formuladas à volta da evolução das espécies tiveram na compreensão do mundo natural, assim como o exemplo que Darwin deu através do seu trabalho científico.
A 12 de Fevereiro celebramos o 200º aniversário do nascimento do cientista.
Em Novembro comemoraremos os 150 anos da publicação do seu livro “A origem das espécies”.

Por que é que Darwin é relevante nos dias de hoje:


Darwin apresentou há 150 anos uma série de ideias que vieram revolucionar a nossa compreensão da natureza e do nosso lugar nela.

Essas ideias foram formuladas após um processo sistemático de observações da natureza e de um longuíssimo período de reflexão e de verificação dos dados recolhidos.

“A concepção de Charles Darwin de evolução através da selecção natural é uma das ideias científicas mais esclarecedoras de todos os tempos para a compreensão da nossa biosfera e do lugar da humanidade na natureza.
Como imagem icónica, Darwin coloca-se ao nível de Newton ou Einstein – na verdade, talvez tenha exercido uma influência mais persuasiva na cultura humana do que qualquer outro cientista”
Lord Rees of Ludlow, The Charles Darwin Trust's Science Advisory Panel

“As duas ideias fundamentais da moderna biologia são, em primeiro lugar, a base molecular de todos os mecanismos da vida e, em segundo lugar, a origem e evolução de toda a vida através da selecção natural darwiniana”.
Professor E O Wilson, The Charles Darwin Trust's Science Advisory Panel

Sem comentários: