segunda-feira, 18 de junho de 2007

Centenário de W. H. Auden 1907-1973

Assinalámos o centenário do nascimento deste autor inglês.

Wystan Hugh Auden nasceu em York, Inglaterra, em 1907.
Durante a infância viveu em Birmingham e estudou em Oxford.
Na sua juventude foi influenciado pela poesia de nomes como Thomas Hardy, William Blake e Emily Dickinson, entre outros. Em Oxford, a sua precocidade como poeta foi logo notada e fez amizades duradouras com escritores como Christopher Isherwood.
Em 1928, Auden publicou o seu primeiro livro de versos e a sua colectânea Poems de 1930 consagrou-o como a voz de uma nova geração.

Desde então tem sido admirado pelo seu virtuosismo técnico e pela sua capacidade de escrever poemas em qualquer forma de verso. Além disso, incorporava na sua obra a cultura popular e os acontecimentos do dia a dia, assim como alguma linguagem vernácula. Também lhe é reconhecida uma enorme força intelectual emanada do conhecimento que tinha de uma extraordinária variedade de literaturas, de formas de arte, de teorias sociais e políticas e de informação científica e técnica.


Visitou a Alemanha, a Islândia e a China, combateu na Guerra Civil de Espanha e, em 1939, mudou-se para os Estados Unidos, onde conheceu o seu companheiro, Chester Kallman, e se naturalizou americano.
As ideias de Auden alteraram-se radicalmente desde os anos de juventude em Inglaterra, em que era um ardente defensor do socialismo e da psicanálise Freudiana. Na sua fase mais tardia, na América, a sua preocupação central tornou-se o Cristianismo e a teologia dos protestantes modernos. Sendo um escritor prolífico, também se tornou um destacado dramaturgo, autor de libretos, editor e ensaísta.
Geralmente considerado o maior poeta inglês do séc. XX, a sua obra exerceu grande influência nas gerações seguintes de poetas de ambos os lados do Atlântico.

W. H. Auden foi Chanceler da Academia dos Poetas Americanos de 1954 a 1973 e dividiu a maior parte da segunda metade da sua vida entre as residências em Nova Iorque e na Áustria.
Morreu em Viena em 1973.

Sem comentários: